ARPAS
Associação dos Residentes do Passo do Salso
Pesquisa

Pelotas
Por Brenda Cunha (Administrador do Jornal), em 2012/10/291046 leram | 1 comentários | 196 gostam
Neste Artigo sabera um pouco mais sobre a historia de Pelotas!

A primeira referência histórica do surgimento do município data de junho de 1758 através da doação que Gomes Freire fez ao Cel. Tomás Luiz Osório das terras que ficaram às margens da Lagoa dos Patos. Em 1780, o português José Pinto Martins abandona o Ceará por causa da seca e funda às margens do Arroio Pelotas a primeira charqueada. O sucesso de seu estabelecimento favorecido pela localização, estimulou a criação de outras charqueadas e o crescimento da região, dando origem à povoação que marcou o inicio da cidade de Pelotas.

Pelotas é um município brasileiro da região sul do estado do Rio Grande do Sul. Considerado uma das capitais regionais do Brasil, possui uma população de 327.778 habitantes e é a terceira cidade mais populosa do estado.
Está localizado às margens do Canal São Gonçalo que liga as Lagoas dos Patos e Mirim, as maiores do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, ocupando uma área de 1.609 km² e com cerca de 92% da população total residindo na zona urbana do município. Pelotas está localizada a 250 quilômetros de Porto Alegre, a capital do estado.
Na história econômica do município destaca-se a produção do charque que era enviado para todo o Brasil, e fez a riqueza de Pelotas em tempos passados.
O município conta com cinco instituições de ensino superior, quatro grandes escolas técnicas, dois teatros, uma biblioteca pública, vinte e três museus, dois jornais de circulação diária, três emissoras de televisão, um aeroporto e um porto flúvio-lacustre localizado às margens do Canal São Gonçalo.
Tanto a zona urbana quanto a rural de Pelotas conta com monumentos, paisagens e belas vistas, que levaram a televisão brasileira a escolher o município já por três vezes como cenário para suas produções: Incidente em Antares, cuja locação foi feita na zona do porto; A Casa das Sete Mulheres, gravada numa charqueada na zona rural, e do filme O Tempo e o Vento, cujas filmagens ocorreram no fim de abril de 2012.
Em Pelotas é realizada todos os anos a tradicional Fenadoce - Feira Nacional do Doce, festa de eventos ancorada pelos famosos doces de origem portuguesa e que fazem a fama de Pelotas.!

Bom Pelotas cresce cada vez mais, com as novas coordenadorias de Pelotas Ela evolui, e espero que continue!

Ai está um pouco da historia de Pelotas! Espero que tenham gostado! Valeu!


Comentários
Por Dioney Silva (Leitora do Jornal), em 2012/11/05
Muito útil esta informação,visto que é uma cidade que cresce e como eu há muitos que vieram de longe e pouco sabem sobre sua história!

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe